Tanatomancia

De Mirr Enciclopédia

Ramo da magia que estuda a interação e a relação com os mortos. A Tanatomancia é considerada uma arte muito antiga, com poucos praticantes espalhados em Mirr. Dela derivou o ramo da magias conhecido como Necromancia, com mais praticantes espalhados pelo mundo.

Tanatomancia X Necromancia

Apesar de uma ter derivado diretamente da outra, esses ramos de estudo possuem diferenças fundamentais. Enquanto a Taumatomancia busca uma maior compreensão da morte e seus mecanismos, a Necromancia tem como base o controle e a manipulação da morte para fins excusos ou pessoais.

Os Tanatomantes possuem um código de ética extremamente rígido, sendo que a principal lei a ser seguida fala sobre o respeito que o praticante deve ter em relação aos mortos. Eles condenam veementemente a profanação de túmulos, a utilização de restos mortais em rituais e na fabricação de itens e poções e especialmente a habilidade de invocar os mortos para beneficio próprio. Magias que reanimam corpos desencarnados (como zumbis e esqueletos) para que trabalhem como seus servos ou as que invocam criaturas do plano espiritual (como espiritos e banshees) para participar de combates estão entre as mais condenáveis.

O Aprendizado da Tanatomancia

Devido a grande responsabilidade inerente a esse tipo de magia, a Tanatomancia não é ensinada a revelia, sendo um conhecimento passado de geração a gerão através de uma relação estreita entre o mestre e o aluno. Apesar de esquecida (ou praticada de forma secreta) em boa parte do mundo, um dos poucos reinos que conserva a prática Tanatomante a olhos vistos é o imponente Império Xo, uma das maiores forças do continente de Iverian. Em Xo a Tanatomancia é parte inerente da cultura, em especial no que diz respeito a religião no reino. Como uma forma de se diferenciar dos vís necromantes, os Tanatomantes do império adotaram o título de clérigos.

Rituais Tanatomantes

O principal foco da Tanatomancia é o de estabelecer contato com os mortos, auxiliando-os a resolver suas pendências no plano material, guiá-los em sua transição e em alguns casos ajuda-los a retornar a seu plano de origem. Os Tanatomantes também possuem a habilidade de consultar espiritos mais antigos em busca de soluções para problemas que não podem resolver.

Outra função dos Tanatomantes é a preparação do corpo para a transição entre os planos. Enquanto alguns corpos são cremados, outros são cuidadosamente conservados e embalsamados, liberando a alma, mas conservando uma centelha de vida caso o espirito precise em algum momento, retornar a aquele corpo.

Ferramentas pessoais